quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Quinquilharias resgatadas pelo Bukowski

Um dos melhores caras que eu encontrei na literatura americana foi John Fante, acho que ele me envolve com a forma de escrever, direto, simples e intenso, cheio de sentimentos.
Porque trazer o Fante agora?
Simplesmente porque o título de um dos livros dele está ressoando na minha cabeça nos últimos dias, é só pensar em final de ano que ele vem: "1933 foi um ano ruim".
2010 foi um ano ruim, parafrasear o Fante é uma forma de resumir como foi 2010 pra mim, mas não quer dizer que só tenha acontecido coisas ruins, mas foi um ano difícil com muitas mudanças internas, externas, conflitos, trabalho psíquico intenso.
Na contra capa de 1933 da L&PM tem escrito: "1933 é um ano ruim porque Dominic depara-se com as impossibilidades da vida humana e tem de escolher entre seu sonho dourado e a pequena existência que lhe é insuportável".
São coisas assim que tornaram 2010 um ano ruim, impossibilidades, pequena existência insuportável, tudo isso que o Fante coloca na vida do garoto que sonhava em jogar Baseball acontece também nas vidas dos anos 2000, 77 anos depois da vida de Dominic passar por esses conflitos. Assim é possível concluirmos que emoções não mudam com o tempo, como disse o Bukowski, o Fante era um cara sem medo da emoção, essa é uma característica que eu queria ter, mas infelizmente emoções ainda me assustam um pouco, talvez essa seja uma questão a ser revista, não sei se como objetivo para 2011 porque eu nunca faço essas coisas de metas pro ano novo, retrospectiva do ano velho. Acho meio decadente isso, afinal é uma noite que passa e as coisas continuam as mesmas, pra mim elas seguem iguais a unica coisa que muda com o ano novo é que logo eu acumulo um ano a mais de idade. Assim já se foram 22 na bagagem, acho que bem vividos, mas ainda tem muita coisa pra eu viver e aprender, claro 22 anos é um bom tempo pra crescer mas ainda faltam tantas coisas que vem com o tempo, quando eu começar a esconder a idade vai ser o primeiro sinal de que eu estou aprendendo alguma coisa, quem sabe até lá eu me permita ser uma mulher que não tem medo das emoções, assim como John Fante.
Enquanto isso seguiremos todos em frente, pra mais um ano com perspectivas de um grêmio forte, um trabalho pra garantir uma grana só minha, estágio de escolar e o terror de começar a estudar clínica hehehe

Até o ano que vem ou não... quem sabe?

Nenhum comentário: